Páginas

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Tuuudooooo e você?

Há pessoas e há peçonhas! Nem precisa citar a diferença entre ambas, porque são evidentes, saltam aos olhos e dos olhos.O olhar da peçonha é diferente, é agitado, é detalhado e é sobretudo cheio de maledicência. Não é curioso, é bisbilhoteiro. Enxergo as peçonhas num raio distante. Elas são bem óbvias. Encontrei  com um exemplar de peçonha, no shopping, ou melhor, ela me encontrou! Shopping num sábado que não é um qualquer, é o  do dia dos namorados. Cheio de adolescentes comprando mimos e fazendo mimos uns nos outros.Mimos com mãos, mimos com línguas e com sons tipo ashuashuashua. Essa multidão crescendo diante dos olhos e mais os olhos da peçonha...uma doideira, que me faz vesga!
Estava eu tomando um café, sentadinha, quietinha, mirando o NaDa que eu sei que existe e vejo, e sinto e até me comovo com ele, quando algo me chama de volta pro "mundo shopping de ser" da seguinte maneira: "Tuuuuudoooooo?" Consegue entender o "Tuuuuudooooo?" Conhece alguém que se aproxima de você ou de qualquer um e ao invés de dizer "Oi, tudo bom...que bom lhe ver...etc e tal"  quer dizer tudo isso apenas com um longo 'Tuuuuudooooo? ' A abordagem já me deixa com pouca vontade pra qualquer coisa, imagina pra "tuuudooo". Eu respondo "Tuuudoooo!!!!" No mesmo ritmo, intensidade e quantidade de vogais.  Fazer o que né? Tenho que acompanhar. Eu poderia dizer qualquer outra coisa e ela não me entender. Não arrisquei. A peçonha chega, diz nada com o tal do tuuudooo e senta à minha mesa. Sem ser convidada, por óbvio. Vai largando sacola, bolsa tuuudooo em cima da mesa que eu fiquei namorando por uns vinte minutos torcendo pra desocupar, pra tomar um café e falar  com o meu NaDa preferido. Ela sem o menor esforço se atira.  Criatura peçonha  acomodou-se e o olho começou a corrupiar e bisbilhotar em tuuudooo o que havia em mim. Neste contexto eu peço: dai-me a força! Isso é desconfortante, incomoda, perturba, irrita.  Faço figa com os dedos,  penso na minha imagem mergulhada num lago azul ( me ensinaram isso pra espantar mau olhado). Quase me afoguei no lago de tanto que me imaginei dentro dele. E a peçonha ali, indelével. Nesse momento eu começo a desconfiar...Será que tem geléia no meu cabelo? Cocô de pomba? ou Você viu quem vai ficar com Mary?
Além do olhar tem as perguntas. A peçonha é uma metralhadora. Como esse tipo é sem censura, comecei a relaxar e me entreguei a ela. Servi de espelho. Repetia sem contrangimento os olhares, para mim mesma. Assim, aproveitei um pouco pra me olhar. Ficava dificil quando era pra minha franja, mas me esforcei.Tanto que ela entendeu o sinal e sei que ela entende bem pouca coisa. Assumi a função do espelho e percebi que ela começou num desconserto gradativo. Eu já tinha terminado meu café, o meu NaDa já havia desaparecido no meio da multidão e  foi tudo em breves minutos que  pareceram ser um período muito longo. Insuportável. Ela recuou e lançou o pleonasmo comum e por isso aceitável, quase irreparável se não tivesse vindo de quem veio..."vou indo"..."Ahhhh, já vai?!"...ela já em pé me dando um beijinho eu tive que perguntar "foi bom pra vc? " ela sorriu e disse  apenas 'Tuuudoooo'!!! Continuei lá meio perplexa com o burburinho e com essa maneira de chegar e partir que já nem é mais singular, porque já vi outras usando o termo. Já pensou se pega? Fiquei ali entre o tuuudooo e o meu NaDa...ficarei contemplando o nada, ele apareceu novamente diante dos meus olhos e, desta vez, depois de tudo, parecendo muito mais encantador!


Nenhum comentário: