Páginas

sábado, 26 de setembro de 2009

Um dentinho frouxo confirmou!

Faz alguns meses que minha pequena adorável, volta e meia e volta inteira, se aproxima de mim com olhos de surpresa e boca aberta para anunciar:

"Mãeeeeeee, meu dente tá frouxo!"

Essa atitude está ligada a um desejo enorme de crescer que toda a criança sente. Um dente frouxo é a confirmação de que se está crescendo. Imagino que esse desejo por um dentinho frouxo, tenha surgido ao enxergar a boca de sua prima, tempos atrás, cheia de portinhas abertas. Certamente, além de ver, recebeu alguma explicação genial com direito a fadas, moedas, sonhos, mega-poderes e com todo esse incremento explicativo, percebeu o poder que representa carregar uma boca banguela entre as crianças(e somente entre as crianças).Eu não estava junto no momento exato em que a conversa aconteceu, mas não preciso de muito esforço para imaginar. A partir daí, muitas foram as vezes que minha pequena insistiu que eu mexesse em seus dentes para sentir o que só ela sentia, um dentinho balançando. Todos estavam ali, bem firmes, mas ela volta e meia e volta inteira:

"Mãeeeeee, meu dente tá frouxo!"

E lá estava eu, dedicada a investigação que já sabia, o veredito seria o banho de água fria naquele desejo:

"Tudo firme! Ainda é cedo!"

Até que, estava eu distraída e fui literalmente chamada a realidade pelo desejo anunciado:

"Mãeeeee, meu dente tá frouxo!"

Estranhamente os olhos não estavam com os pontos de exclamação estampados na íris, como toda vez que o desejo era manifestado e foi por essa minha observação materna, que o meu coração materno abalou e apesar das tantas outras vezes , foi nessa a única que senti vontade de perguntar, antes de tocar:

" Bateu a boca?"

Os olhos pareciam assustados, talvez com a verdade que ela já sabia e que eu, pressenti, confirmaria. Mexi.

"Mexeu! Tem dente frouxo aí!"

Meus olhos que se exclamaram e o meu riso aliviou o receio inesperado, que nela apareceu ao encontrar o que há tempo desejava, a confirmação de que está mesmo crescendo!Ela, linda de dente mole, suspirou, riu e gaguejou:

"Vai doer?"

Faltou em mim a coragem que tive nos vereditos anteriores. Não vou desajeitar esse momento precioso explicando que crescer, de certa forma, sempre dói. Preferi lembrar da fada do dente, da delícia de passar a língua entre os "espacinhos sem branco" e da chance única de um assovio diferenciado se pronunciar!

"Será muito divertido!"

Foi o que eu disse. Somente na infância sabemos comemorar com orgulho os dentes perdidos. Minha "pequena adorável aspirante a ser grande" saiu por aí, abrindo orgulhosamente a boca pra todos os que encontrava, mostrando seu crescimento. E eu, bem menos distraída, ao seu lado observando e volta e meia e volta inteira pensava: "Preciso levá-la ao dentista...tomara que os dentes por vir sejam lindamente perfeitos como os que estão a ir..." E é esse o meu pedido pra fada do dente, eu também acredito nela. O tal dentinho frouxo falou comigo e me resgatou da distração, acabo de descobrir que eu também precisava da confirmação...ela tá mesmo crescendo!

Um comentário:

Mel disse...

É isso aí! Agora são os dentinhos, em seguida os peitinhos, a menstruação, os namorados...ai,ai,ai! Este crescimento não para e é delicioso!!!